OSCAR LORENZO FERNÁNDEZ


(Rio de Janeiro, 04 de Novembro de 1897 - idem, 27 de Agosto de 1948)

Compositor brasileiro de ascendência espanhola, profundamente ligado à tradição cultural do Brasil, confirma, em sua obra, a constância do nacionalismo musical brasileiro. Em 1917 ingressou no Instituto Nacional de Música, onde estudou piano e teoria com J. Otaviano e harmonia com Frederico Nascimento. Mais tarde, foi aluno de Francisco Braga.
Lorenzo Fernández foi um dos fundadores do Conservatório Brasileiro de Música, em 1936, e da Academia Brasileira de Música (em 1945). Seu nome se projetou com o Trio Brasileiro Op. 32 para piano, violino e violoncelo, trabalho laureado, juntamente com a Canção Sertaneja op. 31, em concurso internacional realizado no Rio de Janeiro promovido pela Sociedade de Cultura Musical, em 1924.
Em 1940, o seu Batuque foi executado no Rio de Janeiro pela orquestra da National Broadcasting Corporation dos Estados Unidos, sob a regência de Arturo Toscanini.

Banda Sinfônica Euterpe Friburguense sob Regência de seu Maestro Nelso José S. Neto em concerto na Sala Cecília Meireles. 06/11/2005

Em 1947 terminou a composição de sua segunda sinfonia, inspirada no poema O Caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac. Mas esta composição não chegou a ser executada enquanto o compositor era vivo. Lorenzo Fernández faleceu em agosto de 1948, após apresentar-se como regente em um concerto sinfônico.

Compôs numerosas obras: óperas (Malazarte), duas sinfonias, concertos (um para piano e outro para violino), canções (Toada para Você), peças para piano. É autor da Suíte (1929), incluída nos Festivais Sinfônicos Ibero-Americanos de Bogotá, e do Reisado do Pastoreio, do qual faz parte o famoso Batuque.


CONCERTO CHÁ DAS DIVAS COM NETI SZPILMAN CANTANDO NEGA FULÔ DE LORENZO FERNANDES, AO PIANO YUKA SHIMIZU.

Como compositor, professor, regente e divulgador, Lorenzo Fernandez exerceu um papel muito importante no cenário musical brasileiro no período 1928-48.
Em 1947, ao completar 50 anos, recebeu inúmeras homenagens. A Rádio Globo e Irmãos Vitale criaram o Prêmio Lorenzo Fernandez, destinado a jovens cantores. Também foi encenado o balé Juca Mulato, inspirado na obra de Menotti del Picchia, com temas de Lorenzo Fernandez. Nesse mesmo ano compôs Sonata Breve, Aveludados Sonhos e Trovas de Amor.


Bibliografia
Enciclopédia Barsa - Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
Grande Enciclopédia Larousse Cultural
José Carlos Victorello - Arthur Moreira Lima e Amigos.

Ouça obras de Lorenzo Fernades:
http://members.fortunecity.com/bvmusica/ftp_midi/fernandez_ol1.html
http://www.grude.ufmg.br/musica/cancaoBrasileira.nsf/vwDocsAtivos/C67EE108AA7C0A8783256DA5002D5077?OpenDocument


|

0 comentários: