Continuação...

Missa de Notre Dame

Obra que merece um destaque especial dentre todas as que Machaut compôs, pois é inaugurante de uma nova era. Foi a primeira missa composta para quatro vozes ( tenor, contra-tenor , motetus e triplum ) em estilo polifônico . Na missa de Notre Dame (nossa Senhora), Machaut utiliza a polifonia para o ordinário, enquanto o próprio era cantado em unísso e em estilo gregoriano . Na parte polifônica, ele dispõe de duas técnicas. A primeira é a técnica do cantus firmus , onde o tenor canta longas notas enquanto as outras vozes trabalham os melismas nos novos ritmos desenvolvidos na ars nova acima e abaixo da tessitura do tenor. A segunda, em estilo silábico, isto é, uma nota para cada sílaba, todas as vozes cantam juntas o texto. A missa foi composta para um dia de festa mariano, seja ele a Natividade da Virgem, a Purificação, a Anunciação ou a Assunção, onde bastava conservar o ordinário e adaptar o próprio para cada ocasião. Machaut utiliza em toda a peça os chamados ritmos modais , e, lhe era necessário ouvir a música para conseguir entendê-la e reelaborá-la. A missa é considerada a primeira grande obra racional cíclica composta contrapontisticamente , isto é, foi a primeira missa completa composta com a reexposição temática.



Agnus Dei, Machaut

Partes da missa
Intróito: parte do próprio, cantochão em uníssono.
Kyrie: parte do ordinário, polifonia cantus firmus .
Gloria: parte do ordinário, polifonia silábica.
Gradual: parte do próprio, cantochão em uníssono.
Aleluia: parte do próprio, cantochão em uníssono.
Credo: parte do ordinário, polifonia silábica.
Ofertório: parte do próprio, cantochão em uníssono.
Prefácio: parte do próprio, cantochão em uníssono.
Sanctus: parte do ordinário, polifonia cantus firmus .
Agnus Dei: parte do ordinário, polifonia cantus firmus . (exemplo acima)
Comunhão: parte do próprio, cantochão em uníssono.
Ite, missa est: parte do ordinário, cantochão em uníssono.

Cronologia



1300 - nascimento de Guillaume de Machaut.
1323 - entra a serviço de João de Luxemburgo, rei da Boêmia.
1330 - nomeado cônego de Verdun.
1332 - nomeado cônego de Arras.
1333 - nomeado cônego de Reims.
1337 - nomeado cônego de Reims (segunda vez).
1346 - morte do rei João de Luxemburgo na batalha de Crécy .
1357 - escreve Confort d'Ami, poema dedicado a Carlo de Navarra.
1359 - defende Reims do ataque de Eduardo III.
1362 - apaixona-se por Pérrone d'Armentiers.
1363 - compõe a Missa de Notre Dame.
1370 - compõe La prise d'Alexandrie, crônica inspirada numa cruzada de Pierre de Lusignan.
1377 - morte de Machaut.



Transição ao Renascimento (1400-1450)

John Dunstable
Ou Dunstaple ( Dunstable , Bedfordshire , c. 1390 Londres , 24 de dezembro de 1453 ) foi o primeiro grande músico inglês ( século XV ).
Nascido numa o mais provável que seja por volta de 1390, pouco se sabe sobre sua vida. Além de músico, foi matemático e astrólogo. Dunstable esteve a serviço do duque de Bedford entre 1422 e 1435, durante sua regência sobre a França , morando lá por muitos anos. Há controvérsias ser ele ou não John Dustavylle, relacionado à Catedral de Hereford entre 1419 a 1440. Serviu ainda Joana de Navarra, segunda mulher de Henrique IV . John Dunstable morre no dia 24 de dezembro de 1453.

span >Obra

Responsável pela renovação harmônica na música, ao empregar sistematicamente tríades com terças e sextas no tratamento polifônico de suas obras. Este estilo, também conhecido como o falso bordão inglês seria o prenúncio da riqueza melódica presente em todo o renascimento. Apesar da sua música carregar características medievais, como o isorritmo e textos diferentes nas vozes, Dunstable é considerado o primeiro compositor renascentista. Dunstable foi também o primeiro compositor que se conhece que teve a preocupação de preparar as dissonâncias, isto é, a música era conduzida até elas, não eram mais uma ocorrência aleatória. Foi a principal influência de músicos como Leonel Power , seu contemporâneo, com quem divide os créditos pela primeira missa feita baseadas em apenas um cantus firmus , o que lhe dava um caráter cíclico, ligando toda a obra, Guillaume Dufay e Gilles de Bins Binchois , posteriores a ele. Entre suas obras estão missas , motetos e chansons . Apesar de várias obras suas em italiano, é incerta sua autoria sobre a música Rosa bela, um dos mais belos exemplos do período.



Guillaume Dufay
5 de agosto de 1397 , Beersel , atual Bélgica 27 de novembro de 1474 , Cambrai , Bélgica, foi um compositor franco-flamengo, considerado o maior músico da primeira metade do século XV e um dos nomes mais importantes do período de transição da música medieval para a renascentista . Seu modelo de missa polifônica, baseada no Cantus firmus, teve grande aceitação entre os músicos até o final do século XVI .

Vida
Entrou para o serviço de Carlos Malatesta , senhor de Rimini , depois de ter aprendido música como menino do coro da catedral de sua cidade natal. Depois, foi chantre da capela pontifícia em Roma , Florença e Bolonha (1435-1437), além de músico do duque de Sabóia (1434-1535 e 1437-1444). Há indícios de que a partir de 1445 , teria fixado em Cambrai a sua residência principal, fazendo, no entanto, numerosas, embora breves, viagens, principalmente às cortes de Borgonha e Sabóia, a Turim e a Besançon, no Bourbonnais.
A sua celebridade foi então considerável, e a sua autoridade musical exerceu uma influência benéfica sobre uma grande parte da Europa. F oi cantor do duque de Borgonha, cônego em Tournai, Bruges, Lausanne, Mons e, sobretudo, a partir de 1435, em Cambrai (França).

Obra
Homem de grande cultura, durante suas numerosas viagens, assimilaou técnicas francesa, inglesa e italiana, para delas fazer uma síntese surpreendente. Criou o modelo perfeito da missa polifônica construída sobre um Cantus firmus (tema litúrgico ou profano que serve de base e fio condutor a toda composição), modelo cuja fecundidade se manifestou até o final do século XVI.
Escreveu 9 missas (entre as quais Se la face ay pale, L'Homme armé caput, Ecce ancilla domini, Ave Regina coelorum) 35 fragmentos de missas, 5 Magnificat , cerca de 80 motetos e hinos (sagrados ou profanos), 75 canções francesas.



Dufay : Missa l'homme armé

Johannes Ockeghem

Dendermonde , Bélgica , c. 1420 - ‼/font> Tours , França , 6 de fevereiro de 1497
Por muitas vezes apresentado como o mais importante compositor da segunda geração da Escola Franco-flamenga , na segunda metade do século XV . Foi cantor em Antuérpia até 1443 e em 1445 entrou ao serviço da corte francesa, onde trabalhou até ao fim da vida.
As gerações de compositores franco-flamengos foram fruto do período de hegemonia de um estilo musical internacionalizante, que reuniu, no final da Idade Média , por força do melhoramento das vias de comunicação, os conhecimentos musicais das várias regiões da Europa ocidental . Os mais importantes conhecimentos assimilados vieram de França , com o sistema rítmico de Philippe de Vitry , de Inglaterra , com a utilização da sonoridade do faux-bourdon (utilização das consonâncias imperfeitas de intervalos de 3ª e 6ª), e de Itália , donde emergiu uma nova consciência melódica.

Escreveu 13 missas e algumas outras incompletas, entre elas o primeiro Requiem polifónico da História da Música e a Missa Prolationum . A Missa foi a forma musical por excelência no século XV e foi nela que os compositores mostraram as suas habilidades técnicas. Tornou-se também uma forma musical completamente coesa, onde as várias secções apresentam elementos de origem comum. Entre as técnicas de unificação estava a utilização do moto (motivo melódico que é apresentado no início de cada rubrica) e a utilização de um tenor criado para o efeito ou preexistente, em geral parafraseado da música de tradição oral profana ou do Canto Gregoriano , colocado numa das vozes da polifonia, em valores aumentados.

fonte: Wikipédia
Adapt.: Marcus Gerhard.




|

0 comentários: