Introduçaõ ao Barroco

Barroco
1600 até 1750
Período mais longo da história da música.
Barro: contraste claro/escuro, forte/fraco.
Veio logo depois do renascimento. O homem se liberta da renascença.
Podemos classifi-cálo como: Início do Barroco, Barroco, e pós Barroco / Barroco tardio.
Uma das características musicais desse período são os excessos de ornamentos.
Nesse período o violino substitui a viola. strauss.
Surge também a ópera,

Caballe's sposa son disprezzata (esposa despresada)-Vivaldi / Montsi's pianissimi
Nicola Rescigno conducting

o concerto solista,

Concerto de Vivaldi para Fagote em Do maior, interpretado por Alex Salgueiro e alunos da ESMUC.
o concerto Grosso,

Concerto Grosso, Opus 6 No. 8 de Corelli interpretado por Seraphina
I.Vivace - Grave; II. Allegro; III. Adagio - Allegro - Adagio; IV. Vivace; V. Allegro

as sonatas de câmara,

ANTONIO VIVALDI (1678-1741)
Trio sonata "da camera" for two violins and basso continuo in G minor Op. 5 No. 6 RV72 / 2. Allemanda / 3. Air - Menuet. Performed by the Purcell Quartet

as sonatas de igreja,

Sonata No. 6 in G major, BWV 1019 / (I) Allegro (II) Largo (III) Allegro (piano solo: Kentner) (IV) Adagio (V) Allegro
Composer: Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Performers: Yehudi Menuhin (1916-1999) & Louis Kentner (1905-1987)
Recorded: London, 1951

e através dos concertos, as suítes.

François Couperin - Première Suite: Passacaille ou Chaconne.
Jordi Savall (Basse de viole), Ton Koopman (Clavecin), Ariane Mourette (Basse de viole).

Abertura (Overture)

Monteverdi (Overture to l'Orfeo)

Prelúdios

Capriccio Stravagante #3 - Couperin : Prélude en la majeur

Partitas

Bach Partita 4 for Harpsichord - Corrente

Os Principais oratórios

Apresentação do oratório "O Messias" (G F Haendel) pelo coro oratório do STBSB no dia 27/05/08. Local: Capela do Seminário (Tijuca - RJ). Regente: Ms. Rodrigo Affonso

Cantatas e

coro Heinrich-Schutz Tokyo & Ubiquitos Bach. Cantat de J.S.Bach's BWV147-6. Cond. Yumiko Tanno

Paixão (cantata falnado sobre a paixão de cristo)

Joahnn Sebastian Bach - Matthäus Passion (BWV 244):
Collegium Vocale Regente: Philippe Herreweghe

A orquestra, nesse período está mais organizada e temos como característica musical o trama polifônico, fugato.
Ex.Glória de Vivaldi (cum sacto spiritu)


Marcus Gerhard.


|

0 comentários: